Política de Privacidade

Introdução

Na Roomme® respeitamos a sua privacidade e agradecemos a confiança que deposita em nós. Nesta Política de Privacidade explicamos quem somos, para que finalidades podemos usar os seus dados, como os tratamos, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como as formas de entrar em contacto connosco e de exercer os seus direitos. Tudo isso está em conformidade com as disposições estabelecidas no Regulamento (UE) 2016/679 sobre Proteção Geral de Dados (RGPD).

A Roomme® oferece um serviço online exclusivo de reserva de quartos. Neste sentido, mantém relações com inquilinos, senhorios, afiliados (referências e/ou entidades parceiras) e fornecedores de serviços. E os dados são processados de acordo com o tipo de relacionamento mantido. Os seus dados serão tratados pela Fernandes & Machado Sociedade Lda, pessoa coletiva número 516731556, com sede na PCI· Creative Science Park, Aveiro. Via do Conhecimento, Edifício Central, 3830-352 Ílhavo, doravante “Roomme®” ou “nós”. Esta sociedade é a responsável pelo tratamento de dados pessoais no âmbito do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Para qualquer assunto relacionado com o tratamento dos seus dados pessoais, contacte-nos através do email [email protected] e a nossa equipa responderá à sua consulta com a maior brevidade possível. Se pretender cancelar a sua conta que incluirá a eliminação dos seus dados pessoais e a anulação de qualquer comunicação pode fazê-lo diretamente na opção incluída no nosso Formulário de Contacto disponível em https://roomme.pt/fale-com-um-assistente/

1. O que são dados pessoais?

Dados pessoais são informações relacionadas a uma pessoa viva, identificada ou identificável direta ou indiretamente.

Exemplo de dados pessoais:

    • Nome e Apelido;
    • Endereço de correio eletrónico;
    • Endereço de uma residência;
    • Número do cartão de identificação;
    • Dados de localização (por exemplo, o sistema de posicionamento global de um telemóvel);
    • Endereço IP (protocolo internet);
    • Cookies;
    • Identificador de publicidade de um telefone;
    • Som ou imagem do utilizador.

3. Quem é o detentor dos dados pessoais?

O detentor dos dados pessoais é o indivíduo singular ou coletivo a quem os dados dizem respeito e que utilizou o website e serviços da Roomme® .

4. Tipo de dados pessoais

    • Nome de identificação principal: Nome, número de identificação civil ou fiscal, número de passaporte, data de nascimento, estado civil, morada, número de telemóvel, endereço de correio electrónico, nacionalidade, fotografias e ficheiros do dispositivo móvel.
    • Identificação complementar: Código IBAN, Geolocalização, Ano Escolar, Género, Profissão, Dados Sócio-Económicos, Identificação Pessoal, Endereço IP, endereços de redes sociais, tipo de dispositivo móvel, sistema operativo, Versão do sistema operativo.

5. Finalidade da utilização dos dados pessoais

A Roomme®  recolhe informações pessoais, fornecidas voluntariamente pelo usuário quando se regista no website www.roomme.pt. Todos os dados recolhidos são processados de forma automática.

Os seus dados pessoais serão tratados com as seguintes finalidades:

    • Permitir que Inquilinos e Proprietários acedam ao website as Roomme® .
    • Prestar os serviços contratados de acordo com os critérios e preferências do Inquilino.
    • Encontrar soluções de alojamento que correspondam aos critérios e preferências do Inquilino.
    • Assegurar que os Proprietários recebam apenas  Inquilinos que satisfaçam os seus requisitos.
    • Fornecer informação de gestão aos parceiros Roomme®  (por exemplo, Universidades ou empresas).
    • Processar os pagamentos de Inquilinos e Proprietários.
    • Controlar reservas e/ou reservas rejeitadas pelo Proprietário.
    • Enviar campanhas de marketing, lembretes e outras informações relacionadas com os serviços.
    • Entrar em contacto por e-mail, telefone ou SMS, dependendo do motivo de tal comunicação.
    • Informar o Inquilino ou Proprietário (se aplicável) informações de contacto da outra parte, para que cada um possa entrar em contacto um como outro para facilitar o check-in.
    • Melhorar o nosso serviço através do feedback dos Inquilinos e Proprietários.
    • Manter registos financeiros.
    • Oferecer a melhor atenção e assistência.
    • Fazer ou defender-se de reclamações legais.
    • Qualquer outro assunto relacionado com a prestação dos nossos serviços.

6. Tempo de manutenção dos dados pessoais

Em termos gerais, os dados necessários à prestação dos serviços da Roomme®  serão conservados enquanto forem necessários para o efeito ou até que nos solicite expressamente a sua eliminação. Não obstante, tais dados serão retidos por um período de 6 anos à disposição das autoridades públicas, juízes e tribunais para determinação e defesa de eventuais responsabilidades decorrentes do processamento.

Podemos manter alguns de seus dados pessoais na medida necessária para nossos interesses legítimos, como detectar e prevenir fraudes. Os dados coletados para esse fim permanecerão retidos por um período de 10 anos à disposição das autoridades públicas, juízes e tribunais para determinação e defesa de eventuais responsabilidades decorrentes do processamento.

Os dados usados ​​para lhe enviar notícias e promoções serão usados ​​até que você solicite que paremos de usá-los. Observe que pode se solicitado por si para que paremos de enviar notícias, ofertas personalizadas e promoções a qualquer momento, bastando clicar no link “Cancelar inscrição” em qualquer uma de nossas comunicações.

Os dados referentes à recepção de CV e informação sobre empregos serão mantidos por um período de 1 ano e solicitaremos sua permissão para mantê-los por mais 1 ano. Caso não concorde, tais dados serão excluídos do nosso sistema.

Por fim, os dados necessários para melhorar nosso serviço serão mantidos por um período máximo de 1 ano.

7. Direitos do titular dos dados pessoais

O exercício dos direitos é gratuito, exceto se não forem financiados/excessivamente solicitados ou se forem injustificadamente repetidos, nestes casos pode ser cobrada uma taxa razoável de acordo com os custos.

Para exercer qualquer um dos seus direitos deve enviar um e-mail para [email protected].

Observe que faremos tudo para atender a sua solicitação o mais rápido possível, no entanto, informamos que o prazo máximo estabelecido no RGPD para atender a tais solicitações é de um mês a partir da data da solicitação.

O titular dos dados pessoais tem o direito ao acesso, ratificação, apagamento, portabilidade, limitação ou oposição do tratamento dos dados, no âmbito da RGPD e de qualquer outra legislação aplicável.

O titular pode tomar, em qualquer momento, o consentimento que tenha dado para tratar os seus dados pessoais, de acordo com o quadro do RGPD. A revogação do consentimento não afetará a licitude do tratamento dos dados pessoais que foi efectuado até esta data, com base no consentimento prévio dado.

Quanto ao âmbito do seu pedido, poderá ser solicitado meios de prova da sua identidade para assegurar que o mesmo seja feito apenas pelo respetivo titular.

Por fim, informamos que pode registar uma reclamação junto à autoridade supervisora ​​de proteção de dados competente, que é CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados “Comissão Nacional de Protecção de Dados”).

8. Transmissão de dados pessoais

Os dados podem ser transmitidos a terceiros – entidades distintas da Roomme®  ou subcontratados – por exemplo, empresas com as quais a Roomme® mantém parcerias. Neste caso, tomaremos as medidas contratuais necessárias para assegurar que os subcontratados respeitem e protejam os dados pessoais do titular.

Divulgaremos seus dados pessoais às autoridades governamentais conforme solicitado por lei ou conforme estritamente necessário para a prevenção, detecção ou repressão de atos criminosos e fraudes, ou conforme exigido por lei. Teremos que divulgar dados pessoais às autoridades competentes para proteger e defender nossos direitos ou propriedades ou os direitos e propriedades de nossos colaboradores ou usuários.

9. Alterações na Política de Privacidade

Leia esta política com frequência para verificar se há alguma atualização. No entanto, enviamos-lhe um e-mail se fizermos qualquer alteração material.

Última atualização: 7 de maio de 2022.